S.A.O...
UMA SOLUÇÃO EFICIENTE
Os óleos e graxas são substâncias orgânicas de origem mineral, vegetal ou animal. Estas substâncias geralmente são hidrocarbonetos, gorduras, ésteres, entre outros. São raramente encontradas em águas naturais, normalmente oriundas de despejos e resíduos industriais, esgotos domésticos, efluentes de oficinas mecânicas, postos de gasolina, estradas e vias públicas.
Os despejos de origem industrial são os que mais contribuem para o aumento de matérias graxas no corpos d’água, entre eles os de refinarias, frigoríficos, saboarias, etc. A pequena solubilidade dos óleos e graxas constitui um fator negativo no que se refere à sua degradação em unidades de tratamento de despejos por processos biológicos e, causam problemas no tratamento d’água quando presentes em mananciais utilizados para abastecimento público. A presença de material graxo nos corpos hídricos, além de acarretar problemas de origem estética, diminui a área de contato entre a superfície da água e o ar atmosférico, impedindo, dessa maneira, a transferência do oxigênio da atmosfera para a água.
Os óleos e graxas em seu processo de decomposição reduzem o oxigênio dissolvido na água elevando a DBO5,20 e a DQO, causando alterações significantes no ecossistema aquático.
A Legislação Federal Ambiental CONAMA 357 de 17 de março de 2005 estabelece para as condições e padrões de lançamento de efluentes o teor máximo de 20mg/L para óleos minerais e 50mg/L para óleos vegetais e gorduras animais necessitando assim, para alguns efluentes, tratamento específico de redução do concentrado.
Uma solução eficiente é o S.A.O (Separador de Água e Óleo), um equipamento que se baseia no princípio da sedimentação.
A concepção básica de um separador de água/óleo é um tanque simples que reduz a velocidade do efluente oleoso, de forma a permitir que a gravidade separe o óleo da água.
Como o óleo tem uma densidade menor que a da água, ele flutua naturalmente, se tiver tempo, para então se separar fisicamente. A lei de Stokes evidencia a taxa de separação.
O Separador de Água e Óleo modelo Ecosus, possui um decantador incorporado em seu sistema que proporciona maior tratabilidade ao efluente, ao mesmo tempo que minimiza o índice de manutenções no sistema de separação, cabendo a este somente a separação da água e óleo.
O óleo sobrenadante será recolhido pelo sistema que armazenará o concentrado em uma caixa que poderá ser ligada à rede do cliente ou não por meio de uma válvula existente fora da caixa separadora.
O Separador de Água e Óleo modelo BioProject , é fabricado em Aço Carbono ou Aço Inoxidável, atendendo desde vazões de 0,2m³/h até 240m³/h podendo também ser instalados em módulos proporcionando assim, grandes mudanças no processo, sem mudanças drásticas no equipamento.
Características Construtivas:
- Flanges 150Lbs - ANSI B16.5
- Tubulação interna em PVC conforme NBR 5648
- Sistema de Separação com Polímero de Alta Resistência.
I wish your article that I read all your articles in a single day. Please continue and keep on writing excellent posts. Desentupidora de Cano
ResponderExcluir